Avançar para o conteúdo principal

Rebuçados de Nata ou Caramelos Caseiros

Há receitas que experimentamos e nos lembram logo alguém. E depois há aquelas que pensamos para oferecer, só para arrancar aquele sorriso feliz (há receitas assim).

Inspiração:
Ao viajar pela internet, encontramos muitas receitas de caramelos caseiros. Esta versão foi a que mais fez sentido para mim (uma espécie de mistura do que fui lendo). Por isso, foi a que testei aqui na cozinha. O resultado? Foi distribuído pelos amigos e aprovado: ninguém perdeu um dente, que eu saiba!

Antes de começar:
1. Esta receita não requer grande antecipação, para além de garantir que se tem todos os ingredientes e utensílios à mão.
2. Forrar o tabuleiro com papel vegetal.
3. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha.

Ingredientes:
Sementes de 1 vagem de baunilha
320 g de açúcar
100 g de manteiga sem sal
60 ml de água
60 ml de xarope de ácer
250 ml de natas (mínimo 35% gordura)
1 c. (chá) de flor de sal

Utensílios:
Termómetro
Tabuleiro 20x20 cm
Papel vegetal
1 panela baixa
1 panela de paredes altas

Preparação:
1. Numa panela, junte as natas, a manteiga, a baunilha e o sal. Leve a lume brando, até a manteiga derreter. Deixe repousar um pouco, enquanto prepara a calda de açúcar.
2. Na panela de paredes altas, junte a água, o xarope de ácer e, no centro, o açúcar. Mexa até que o açúcar se dissolva e então pare de mexer. Vá pincelando as paredes da panela com um pincel humedecido para eliminar possíveis cristais de açúcar. Deixe ferver, sem mexer, até que a mistura atinja cerca de 118-120 graus centígrados (cor dourada).
3. Retire do lume e junte o primeiro preparado cuidadosamente à calda de açúcar, mexendo sem parar até que fique homogénea (Cuidado: vai borbulhar e subir).
4. Coloque novamente ao lume e deixe atingir o ponto de bola rija (por volta dos 129 graus centígrados).
5. Despeje, uniformemente, o preparado num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal.
6. Deixe arrefecer e corte pequenos quadrados, com uma boa faca. Se a faca começar a ficar muito pegajosa, lave-a com água quente.
7. Embrulhe os caramelos em papel vegetal ou celofane. Pode optar por embrulhar depois com um segundo revestimento de papel colorido.

Coisas da Dona desta cozinha:
As natas: o elevado teor de gordura ajuda a termos caramelos mais…moles.
O xarope de ácer: usei xarope de ácer, porque…bem, quem precisa de desculpas para usar xarope de ácer? Se não tiverem, o mel também resulta.
O açúcar no centro: um pequeno detalhe, mas a ideia aqui é diminuir a quantidade de açúcar cristalizado nas paredes da panela (no fim, menos cristais e texturas estranhas nos caramelos).
O termómetro: não o largo! Não é necessário, mas como tenho mais sucessos culinários com ele do sem ele, viva o termómetro! Se o vosso instinto não falhar e não houver termómetro à vista, siga, que para a frente é que é o caminho!
O tabuleiro: o tamanho do tabuleiro é indicativo. Eu tenho por aqui um de pyrex que tem mais ou menos este tamanho. Se não tiverem, vejam algo que tenham que permita espalhar a mistura e, no fim, ter caramelos com cerca de 1 cm de altura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce Picante ou Compota de Malaguetas ou Asian Chilli Jam

Há coisas que descobrimos por acaso, com ingredientes que nem adoramos (neste caso, para mim, gengibre fresco), mas que se tornam quase uma necessidade. Esta, no frigorífico, resolve tantas refeições...aquelas simples, da semana! Resolve, para mim, outro 'problema': a miúda aqui de casa (ainda não come) não gosta de picante. Já nós... A solução: os extras que colocamos no nosso prato - este Doce Picante, flocos de malagueta... Inspiração: Donna Hay Esta receita foi testada noutras cozinhas, mas deixo aqui a minha abordagem. Neste caso, não mudei (quase) nada, além da cozinha e da despensa... Antes de começar: 1. Esta receita não requer antecipação, para além de garantir que se tem todos os ingredientes na despensa (no meu caso, foi necessária uma ida às compras). 2. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha. Ingredientes: 5 malaguetas compridas, sem pé, aos pedaços 1 cebola roxa pequenina, aos pedaços 3 dentes de alho 1 pedaço de gengi...

Minhocas verdes ou como diz o Jamie 'spinach pici pasta'

Espinafres, esparregado. Direto! Mas quando vi esta receita, pensei que merecia uma tentativa. Como tenho aqui espinafres em abundância, um molho já levou destino! Esta receita é boa. É simples. É inteligente. Sem alarido. Inspiração: A massa: Jamie Oliver O molho: esse, é da Dona Antes de começar: 1. Ter tempo. 2. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha. Ingredientes para a massa: 100g de espinafres 150g de farinha (T65) Ingredientes para o molho: 1-2 tomates secos 1-2 dentes de alho, descascados e esmagados azeite q.b. Preparação da massa: 1. Colocar os ingredientes no processador e pulsar. Deixe bater até que se forme uma bola de massa: isto acontece ao fim de alguns segundos (o motor do processador vai fazer mais ruído). A massa deve estar maleável, mas não demasiado mole (como plasticina): se for necessário, adiciona-se mais um pouco de farinha. 2. Retirar e formar os pici: tirar bolinhas de massa e rolar numa superfície lisa, ...