Avançar para o conteúdo principal

Marinada Amarela de Sake

A minha nova obsessão culinária são as marinadas! Por dois motivos muito particulares: pelo sabor e pelo facto de transformar uma refeição rápida em algo muito especial. Podemos fazer tudo com muita antecedência (as marinadas podem ser preparadas e congeladas). Ou então, como gosto de fazer: na noite anterior preparo a marinada, que deixo no frigorífico junto com a carne que quero grelhar e está a descongelar. No dia seguinte de manhã é só juntar as duas coisas num saco de zip, tirar o ar, fechar bem e colocar de novo no frigorífico. No final do dia, quando voltamos, temos algo maravilhoso à espera e que não deu trabalho nenhum!  A carne grelhada deixou de ser chata!
Esta marinada é boa, amarela, discreta - perfeita em bifes de frango, que ficam amarelinhos, amarelinhos!

Inspiração:
As minhas primeiras aventuras no mundo das marinadas começaram pela mão da Lucy Vaserfirer. Mas agora comecei a andar sozinha e tem sido uma verdadeira aventura, esta descoberta de sabores e combinações!

Antes de começar:
1. Ver as notas da Dona desta cozinha.

Ingredientes para a marinada:
3 c. (sopa) de óleo
2 c. (sopa) de Sake
1 dente de alho picado
1/2 c. (chá) de açafrão das índias em pó
1/2 c. (chá) de sal grosso
pimenta preta q.b.

Preparação da marinada:
Juntar tudo num frasco, tapar e agitar bem.



Marinar:
1. Colocar a carne num saco de zip, verter a marinada, retirar o ar e fechar bem o saco.
2. Colocar a carne no frigorífico entre 2 a 12 horas.
3. 20 minutos antes de começar a cozinhar, retirar a carne do frigorífico, para que volte a ficar à temperatura ambiente.
4. Retirar a carne da marinada, limpar os pedaços maiores de marinada e secar a carne com papel de cozinha, batendo ligeiramente.
5. Et voilá, pronta a seguir para a grelha!

Coisas da Dona desta cozinha:
1. Frasco: aqueles frascos que se guardam de mostarda e assim, são óptimos para estas coisas!
2. Saco zip: se não houver saco zip, sacos de congelar normais também servem. A ideia aqui, ao marinar num saco sem ar, é conseguimos usar menos volume de marinada e não precisamos estar a virar a carne a meio do processo.
3. Marinar: a carne vai marinar no frigorífico; só sai do frio para ser cozinhada (cerca de 20 minutos antes).
4. Secar a carne: este passo é importante para selar a carne (e os sucos no interior) e permitir a caramelização da superfície assim que atingir a grelha bem quente. Se a carne estiver molhada, vai perder os sucos e ficar a cozer em líquido, em vez de grelhar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce Picante ou Compota de Malaguetas ou Asian Chilli Jam

Há coisas que descobrimos por acaso, com ingredientes que nem adoramos (neste caso, para mim, gengibre fresco), mas que se tornam quase uma necessidade. Esta, no frigorífico, resolve tantas refeições...aquelas simples, da semana! Resolve, para mim, outro 'problema': a miúda aqui de casa (ainda não come) não gosta de picante. Já nós... A solução: os extras que colocamos no nosso prato - este Doce Picante, flocos de malagueta... Inspiração: Donna Hay Esta receita foi testada noutras cozinhas, mas deixo aqui a minha abordagem. Neste caso, não mudei (quase) nada, além da cozinha e da despensa... Antes de começar: 1. Esta receita não requer antecipação, para além de garantir que se tem todos os ingredientes na despensa (no meu caso, foi necessária uma ida às compras). 2. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha. Ingredientes: 5 malaguetas compridas, sem pé, aos pedaços 1 cebola roxa pequenina, aos pedaços 3 dentes de alho 1 pedaço de gengi...

Rebuçados de Nata ou Caramelos Caseiros

Há receitas que experimentamos e nos lembram logo alguém. E depois há aquelas que pensamos para oferecer, só para arrancar aquele sorriso feliz (há receitas assim). Inspiração: Ao viajar pela internet, encontramos muitas receitas de caramelos caseiros. Esta versão foi a que mais fez sentido para mim (uma espécie de mistura do que fui lendo). Por isso, foi a que testei aqui na cozinha. O resultado? Foi distribuído pelos amigos e aprovado: ninguém perdeu um dente, que eu saiba! Antes de começar: 1. Esta receita não requer grande antecipação, para além de garantir que se tem todos os ingredientes e utensílios à mão. 2. Forrar o tabuleiro com papel vegetal. 3. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha. Ingredientes: Sementes de 1 vagem de baunilha 320 g de açúcar 100 g de manteiga sem sal 60 ml de água 60 ml de xarope de ácer 250 ml de natas (mínimo 35% gordura) 1 c. (chá) de flor de sal Utensílios: Termómetro Tabuleiro 20x20 cm Papel veg...

Minhocas verdes ou como diz o Jamie 'spinach pici pasta'

Espinafres, esparregado. Direto! Mas quando vi esta receita, pensei que merecia uma tentativa. Como tenho aqui espinafres em abundância, um molho já levou destino! Esta receita é boa. É simples. É inteligente. Sem alarido. Inspiração: A massa: Jamie Oliver O molho: esse, é da Dona Antes de começar: 1. Ter tempo. 2. Dar uma olhadela nas notas da Dona desta cozinha. Ingredientes para a massa: 100g de espinafres 150g de farinha (T65) Ingredientes para o molho: 1-2 tomates secos 1-2 dentes de alho, descascados e esmagados azeite q.b. Preparação da massa: 1. Colocar os ingredientes no processador e pulsar. Deixe bater até que se forme uma bola de massa: isto acontece ao fim de alguns segundos (o motor do processador vai fazer mais ruído). A massa deve estar maleável, mas não demasiado mole (como plasticina): se for necessário, adiciona-se mais um pouco de farinha. 2. Retirar e formar os pici: tirar bolinhas de massa e rolar numa superfície lisa, ...